Governo FHC vem agravando a crise social, acusa João

Em 19/03/1999 - 00:00
-A A+

O deputado João Paulo (PT) atacou ontem, da tribuna da Assembléia Legislativa, a política econômica do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Segundo ele, por conta desta política, houve um agravamento da crise social em nosso país. “De joelhos diante do FMI, Fernando Henrique e seus tecnocratas definiram, há 15 dias, a nova estratégia do governo para combater a crise do Real que levará à recessão e ao desemprego”.”As novas medidas econômicas – prosseguiu – não têm mais o câmbio como âncora. Toda arquitetura do novo plano baseia-se no controle monetário, diminuindo assim a circulação de dinheiro na economia. Alta dos juros, aumento do compulsório entre os bancos, aumento de impostos e proibição de qualquer forma de reposição salarial, são algumas das medidas adotadas pelo governo, que anunciam claramente que esta estratégia é recessiva e geradora de desemprego”.Segundo o parlamentar, o povo brasileiro pode se preparar para dias ainda mais difíceis. “Se os cenários traçados pela maioria dos economistas se concretizarem, poderemos ter uma queda de 5% no PIB, ou seja, o Brasil ficará mais pobre em cerca de R$ 25 bilhões de dólares.

Teremos ainda uma inflação de cerca de 20% e um crescimento de 1,3% da população. Isto mostra que a renda per capita deverá cair em 6,4% em 1999. Será o maior tombo deste século, afetando principalmente os trabalhadores e aumentando ainda mais a miséria, a fome e a violência”, informou.Por fim, o deputado petista defendeu para o Brasil uma política de crescimento econômico voltada para a criação de empregos, baseada na redução drástica dos juros, na reforma agrária e numa política agrícola voltada para a produção de alimentos de consumo popular. (A M)