Holandeses buscam intercâmbio comercial

Em 15/04/1999 - 00:04
-A A+

A delegação de parlamentares holandeses que visita o Brasil foi recebida na manhã de ontem, na Assembléia Legislativa, pelo presidente José Marcos (PFL), tendo na oportunidade debatido assuntos relacionados com um maior intercâmbio comercial entre as duas nações.

Presidida pelo presidente do Senado (lª Câmara), F. Korthais Altes, a missão é composta por dez parlamentares e está no Brasil a convite da Câmara dos Deputados.

A reunião contou com a participação dos deputados Lula Cabral e Henrique Queiroz, que compõem a Mesa Diretora deste Poder Legislativo. O presidente José Marcos saudou os visitantes, externando a satisfação em tê-los nesta Casa.

Lembrou ser histórica a presença holandesa em Pernambuco, relevando a presença de João Maurício de Nassau, que aqui deixou marcas de um grande administrador.

Henrique Queiroz recordou que em sua terra natal registrou-se a grande batalha entre as forças locais e os holandeses, no Monte Tabocas, há mais de 350 anos.

José Marcos registrou a importância dos entendimentos entre os dois países, saudando os investimentos holandeses, hoje na faixa de R$ 10 bilhões no Brasil.

No caso específico de Pernambuco, citou a participação com o Bompreço e a aquisição do Bandepe, hoje sob o controle acionário do ABN-Amro Bank.

Um processo de maior aproximação Brasil-Holanda teve início com a vinda do príncipe herdeiro Willem Alexander, no ano passado, convidado pelo vice-presidente Marco Antônio Maciel. Agora, os parlamentares dão prosseguimento ao intercâmbio.

O presidente Fernando Henrique Cardoso tem agendada visita oficial aos Países Baixos. José Marcos transmitiu aos parlamentares holandeses o quanto Pernambuco se sentiria distinguido se a rainha Beatrix Armgard aqui viesse quando empreendesse viagem oficial a Brasília.

A delegação que esteve no Palácio Joaquim Nabuco foi acompanhada pelo Embaixador F.B.M. Van Haren e composta pelo senador B. Niehwenhnizem, deputada N.G. Van‘t Riet e deputados G.J. M. Braks, E. Schuruuman, F. Korthais Altes, J.P. Rehwinkel, J. Rijpstre, Roberto Siebem e o cônsul holandês em Pernambuco, Weber de Barros Lins. A intérprete Heloisa Pinheiro, da Câmara dos Deputados, acompanha a delegação no contato com autoridades e empresários brasileiros. Os holandeses, depois de encontro com o governador Jarbas Vasconcelos, seguirão para São Paulo. (Antônio Azevedo)