Com 15 anos de atuação profissional em Brasília, o jornalista pernambucano Magno Martins aproveitou o encerramento do seminário “O Político e a Imprensa” para divulgar uma “experiência pioneira em comunicação no País”. Trata-se da Agência Nordeste, a primeira agência de notícias brasileira a dedicar cobertura exclusiva a fatos regionais, transmitidos, em tempo real, via Internet.
“Viemos ocupar um vácuo na cobertura de assuntos regionais, já que as agências nacionais só demonstram interesse quando a notícia pode gerar escândalo”, comentou Martins. Segundo o jornalista, a Agência Nordeste produz de 50 a 60 flashes diários, “colocados no ar apenas 15 minutos após o acontecimento do fato”. Os assinantes do sistema, notadamente jornais da Região, também contam com a produção de colunas, reportagens especiais e entrevistas exclusivas.
De acordo com Magno Martins, que é diretor de redação da Agência Nordeste, a concepção do veículo “on line” também passa pela manutenção de um banco de dados permanente e atualizado sobre a Região. “Não se trata apenas de uma rede de notícias, mas de serviços para o Nordeste”, explica. Embora seu público alvo sejam os jornais nordestinos, a agência também quer municiar com informações os empresários do Sul/Sudeste com investimentos na Região. (Simone Franco)