Comissão debate problema do idoso e defesa do SUS

Em 07/04/1999 - 00:04
-A A+

“Envelhecer Permanecendo Ativo” e a “Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS)” serão os temas enfocados durante a audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa. O evento, que trará representantes de entidades ligadas à área de saúde e do Conselho dos Direitos do Idoso, acontece, hoje, Dia Mundial da Saúde, a partir das 10h, no auditório da AL. Na ocasião, o colegiado lançará um documento intitulado “Projeto 500 Anos do Brasil e a Saúde do Povo Pernambucano – A Terra Sem Males e os Males da Terra”, redigido pelo presidente da Comissão, deputado Jorge Gomes (PSB). No documento, a Comissão de Saúde se propõe a realizar, até abril do ano 2000, ciclos de mesas-redondas, visitas externas e exposições de artistas plásticos pernambucanos, que terão como mote o tema do projeto.

Nesse período, o colegiado também pretende instituir a Medalha Josué de Castro – que será oferecida em homenagem a pesquisadores que produziram trabalhos sobre a fome –, promover concurso de reportagens, monografias, fotos e vídeos sobre o Projeto 500 Anos do Brasil e a Saúde do Povo Pernambucano. Ainda realizará um “julgamento simulado” sobre o latifúndio, monocultura e suas conseqüências na perspectiva sanitária.

Debates – “Envelhecer Permanecendo Ativo” é o tema da campanha deste ano da Organização Mundial de Saúde (OMS). Por esse motivo foi escolhido para ser discutido nessa audiência pública. A Defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), outro ponto enfocado durante o encontro, é considerada pelos parlamentares que integram a Comissão um assunto de grande importância, não só para aqueles que representam as diversas entidades de saúde, como para toda a sociedade.

Foram convidados a participar da sessão a presidente do Conselho dos Direitos do Idoso, Margarida Carrero; o presidente da Sociedade de Medicina de Pernambuco, Miguel Doherty; a vice-presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde, Cristina Sette; o presidente do Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Ricardo Paiva; e, representando o Sindicato dos Previdenciários de Pernambuco, Isaltino José do Nascimento Filho. (Cláudia Lucena)