Sessão parlamentar em Caruaru marca interiorização do Legislativo

Em 18/05/1999 - 00:00
-A A+

A sessão especial da Assembléia Legislativa de Pernambuco em Caruaru, que acontece hoje, das 9h às 18h, no Teatro do Sesc, marca a retomada da interiorização dos trabalhos legislativos no Estado. No dia do aniversário do município, os deputados estaduais vão se reunir com parlamentares federais, autoridades e lideranças locais para discutir a recessão econômica, as deficiências do sistema de abastecimento d’água e demais efeitos da seca sobre o Agreste pernambucano. A realização do encontro partiu de requerimento do deputado José Queiroz (PDT), com o apoio dos deputados Jorge Gomes (PSB) e Roberto Liberato (PL).

“Considero importante que a Assembléia interceda junto aos governos federal e estadual, para que sejam atendidas as reivindicações do povo da região”, comentou Roberto Liberato. O parlamentar liberal tem expectativas positivas em relação ao evento, devendo destacar em seu pronunciamento as dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo agrestino, às voltas com o processo de descapitalização e a política de juros altos.

Outras duas questões vão estar presentes no discurso de Liberato: a duplicação da BR-232, no trecho Recife/São Caetano, e a construção da adutora de Jucazinho. Segundo revelou, a duplicação da rodovia foi objeto de projeto de lei de sua autoria e apoiada pelo governador Jarbas Vasconcelos desde a campanha. A grande movimentação observada no trecho, que dá acesso ao Sertão e a Garanhuns (Agreste Meridional), justificaria a realização da obra, com custo superior a R$ 100 milhões e extensão total de 150 quilômetros.

Quanto ao problema da água, Liberato acredita que o reforço no abastecimento do Agreste depende apenas de “vontade política”. “A liberação das verbas para a adutora Jucazinho, com capacidade para 30 milhões de metros cúbicos, está na dependência de uma decisão política”, afirmou. Conforme acrescentou, a obra está orçada em R$ 30 milhões e vai atender a 15 cidades da região, suprindo a lacuna deixada pela barragem do Prata, “que está funcionando quase sem água”.

Roberto Liberato convidou a participar da discussão o deputado federal Tony Gel, defensor do pleito no Congresso.

Iniciativa – A primeira iniciativa rumo à interiorização do Legislativo foi tomada por Jorge Gomes, autor do requerimento que levou uma sessão da Assembléia, em 1993, para Ouricuri (Sertão do Araripe). Um dos motivos alegados à época justifica novamente a ida dos deputados estaduais a Caruaru: os efeitos da estiagem prolongada. (Simone Franco)