Catende O presidente da Emater, Livino Tavares, e o presidente da Ceagepe, Charles Sousa Ribeiro, comparecerão no dia 6 de maio ao Plenarinho da Assembléia, para prestar informações e esclarecimentos à CPI que apura denúncias de possíveis irregularidades na Usina Catende durante o Governo Miguel Arraes. “A partir daí, daremos início aos trabalhos desta CPI, que se reunirá sempre às 17h das quintas-feiras. Dispomos já de uma lista de pessoas que serão convocadas e queremos colher subsídios para formar um dossiê”, revelou o deputado Henrique Queiroz, presidente do colegiado. Participaram da reunião de ontem à tarde o presidente Henrique Queiroz, o vice-presidente Eudo Magalhães e o relator Sérgio Pinho Alves e os deputados João de Deus, Geraldo Melo, Ranilson Ramos, Roberto Liberato e Lula Cabral.
Títulos A Comissão de Constituição, Legislação e Justiça aprovou, ontem, por unanimidade, oito projetos concedendo títulos de Cidadão de Pernambuco a pessoas que prestam relevantes serviços ao Estado. Se depender desse Colegiado, a atriz Fernanda Montenegro, o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, juiz José Maria de Oliveira Lucena, o desembargador Demócrito Ramos Reinaldo e os também juízes Adeildo Nunes e Caubi Arraes já se tornaram “Cidadãos de Pernambuco”. Os projetos ainda vão ser submetidos a apreciação em plenário, mas a expectativa é de que sejam aprovados.
Coletes O exercício da função policial no Estado tem revelado grandes riscos para a vida dos policiais, responsáveis pela segurança da comunidade. Há carência de armamento moderno e muitas viaturas estão sem condições de operação. Ciente dessas dificuldades, o deputado José Aglaílson (PSB) apelou ao governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) que determine a compra de coletes à prova de bala para a Polícia Civil, equipamento indispensável para a ação de combate à marginalidade.
Rodovia Em indicação ao secretário estadual de Infra-Estrutura, Fernando Dueire, e à Diretoria Geral do DER/PE, o deputado José Aglaílson solicitou sinalização e faixas de solo da rodovia PE-90, além do asfaltamento do trecho que vai do “Trevo da Entrada” até o “Ponto Certo”, em Limoeiro. O parlamentar argumenta que a PE-90 recebeu capeamento asfáltico mas não foi feita a sinalização e faixas de solo.
Dessalinizador O povoado Tapera de Santa Maria, distante 25 km do município de Glória do Goitá, conta com poço com forte vazão, mas a água é muito salobra. O deputado José Aglaílson apelou ao Governo do Estado para a imediata instalação de dessalinizador, com a finalidade de atender a região que concentra toda a produção leiteira do Estado, José Aglaílson também pediu o asfaltamento da estrada ligando o município de Buíque ao distrito de Guanumbi, numa extensão de 13 km.