A reabertura da Casa do Estudante foi debatida na Comissão de Educação e Cultura, ontem reunida sob a presidência do deputado Gilberto Marques Paulo. 80 xepeiros compareceram ao Auditório do Edifício Anexo expondo os problemas com a extinção da casa que durante décadas funcionou no Derby.
Eles apresentaram proposta ao Governo do Estado alinhando itens que poderão levar ao funcionamento de uma nova casa, sem no entanto ter a gestão governamental. O documento, entregue ao deputado Gilberto Marques Paulo, pede nomeação de um liquidante para agilizar o processo de nova pessoa jurídica, preferencialmente uma fundação; discussão da liberação dos recursos próprios depositados no Bandepe, além da manutenção do convênio com a EMTU; aumento da receita mediante maior mensalidade de sócios viabilizando administração da entidade a ser constituída.
Paulo Novaes, representando a comissão criada pelo governador Jarbas Vasconcelos na busca de solução, ouviu atentamente as pretensões dos estudantes, prontificando-se a levar a Palácio o documento por eles elaborado.
O estudante André Araújo esclareceu aos parlamentares todos as dificuldades enfrentadas. O presidente da casa, Yedo Lima, também veio ao Auditório.
A Comissão de Educação e Cultura mostrou-se sensibilizada com os problemas dos estudantes e acompanhará os entendimentos com o Governo estadual. Participaram do encontro no Auditório os deputados João Paulo, João de Deus e Eudo Magalhães. (A A)