Deputados vão ouvir sócios de transportadoras A CPI dos Combustíveis programou para amanhã e quinta-feira os depoimentos de diretores e sócios de quatro Transportadores Revendedoras Retalhistas (TRRs), Discom, Columinho, Boa Esperança e Sumaré. Também foi confirmado ontem, após reunião administrativa da comissão, que o diretor da Max Distribuidora, Virgílio Pacífico, teve alta hospitalar e vai ser convocado para prestar esclarecimentos sobre sonegação de impostos no setor de combustíveis.
Os outros diretores da Max, Geraldo Uchôa e André Pereira, e os cinco sócios da Total Distribuidora, Paulo e Alberto Peres, Marcos Menezes, Joaquim Dias e Rômulo Pina, serão chamados à CPI dos Combustíveis na próxima semana. Todos os chamados a depor vão se explicar sobre operações interestaduais de venda de combustível respaldadas por liminares que os isentam do recolhimento antecipado do ICMS junto à Petrobrás.
Os deputados vão convocar, ainda esta semana, o representante da BR Distribuidora em Pernambuco, Fausto Vicente Gomes para esclarecer dúvidas sobre o processo de substituição tributária. Este mecanismo fiscal determina o recolhimento antecipado do ICMS pelos distribuidores de combustíveis junto à Petrobrás, que repassa o imposto aos estados.
Os representantes das TRR’s que serão convocados pela CPI dos Combustíveis são: Antônio Costa Silva Filho, da Discom; Paulo Cordeiro e os últimos sócios da Sumaré; João Henrique da Boa Esperança; e, ainda, Manoel e Marcos Silvestre, da Columinho.
Após a visita de representantes da CPI dos Combustíveis ao Maranhão, Ceará e Piauí na semana passada, os parlamentares definiram que um representante da Secretaria da Fazenda, de cada estado, virá acompanhar as investigações. (Pedro Marins)