Agricultura discute vilas rurais A Comissão de Agricultura se reuniu ontem para debater o projeto de lei da autoria do deputado Hélio Urquisa (PMDB), que sugere a implantação de vilas rurais produtivas. Fátima Amazonas, do Prorural, e Antônio de Sousa Lira, do Fundo de Terra de Pernambuco, foram convidados para discutir a matéria com os parlamentares e assessores técnicos. Os dois se comprometeram a apresentar sugestões ao projeto.
De acordo com Urquisa, a idéia é garantir alternativas para conter o êxodo rural e contribuir para reduzir o processo de favelização das cidades. “A fixação das famílias no campo deve ser uma preocupação constante”, afirmou o deputado.
De acordo com projeto nº 417/2000 de lei, que está em tramitação na Comissão de Justiça, as vilas serão constituídas com a parceria dos proprietários de terras e os trabalhadores em regime de responsabilidade compartilhada para exploração econômica auto-sustentada. O Governo do Estado e as prefeituras participam dando apoio institucional. “Este é um debate importante que precisa prosseguir e se tornar realidade”, afirmou o vice-presidente da Comissão, deputado Antônio de Padúa (PMDB). (Pedro Marins)