Braga quer posição do MP sobre atitudes de secretários

Em 11/10/2000 - 00:10
-A A+

Braga quer posição do MP sobre atitudes de secretários O deputado João Braga (sem partido) protestou ontem contra o procedimento do secretário estadual de Saúde, Guilherme Robalinho, que, segundo a imprensa, reuniu agentes de saúde pedindo empenho na campanha do prefeito Roberto Magalhães. “Espantam-me esses procedimentos adotados pela campanha do prefeito”, observou Braga, cobrando posicionamento do Ministério Público sobre se o fato foi ou não um crime eleitoral.

O parlamentar também citou nova matéria divulgada pela imprensa, na qual o secretário municipal Geraldo Neves confirma distribuição de sapatos aos agentes de saúde e cobra participação dos cargos comissionados na campanha. “Nem no tempo da ditadura vimos uma manchete como essa. É uma convocação absurda dos servidores para votar em Roberto Magalhães”.

Narrando fatos referentes à postura dos líderes das oposições a partir das eleições de 1978, Braga lembrou que integrantes do secretariado estadual e municipal “foram forjados nos movimentos que fizemos para combater esse tipo de postura que hoje eles praticam”.

O pronunciamento de João Braga foi reforçado por aparte do deputado Ranilson Ramos (PPS). “Escandalosamente, estamos assistindo aos servidores sendo constrangidos a ter que subir os morros, com os sapatos doados pela Prefeitura, para pedir votos para Magalhães. Mas João Paulo vencerá, descalço e sem sapato novo”, afirmou.

Por outro lado, o líder do PMDB, deputado João Negromonte, defendeu os Governos municipal e estadual, afirmando que as reuniões “foram apenas conversas e não ameaças aos servidores”. “Não vejo nada demais em um secretário se reunir, fora do horário do expediente, na presença da imprensa, para conversar com servidores”, observou, questionando os governos petistas em Camaragibe e no restante do país. (A L)