Deputada exalta legado deixado por Barbosa Lima

Em 04/08/2000 - 00:08
-A A+

Deputada exalta legado deixado por Barbosa Lima A deputada Luciana Santos (PC do B) lamentou ontem, na Assembléia Legislativa, a perda do jornalista Barbosa Lima Sobrinho, que faleceu aos 103 anos, no Rio de Janeiro, “deixando como legado um exemplo a ser seguido por todos que querem ter uma vida sintonizada e coerente com os problemas de seu tempo e sua gente”.

Luciana assegurou que Barbosa Lima, também ensaísta, historiador, escritor e político militante, foi expressão de homem polido, cosmopolita, que soube conciliar tais qualidades com as de poder indignar-se com todo atentado aos direitos humanos, abraçar as grandes causas coletivas, políticas, denunciando com destemor a corrupção e os crimes de lesa-pátria.

A parlamentar comunista lembrou a atuação de Barbosa Lima na campanha “O Petróleo é Nosso”, no apoio às reformas de base no Governo João Goulart, na resistência democrática à ditadura militar, quando foi anticandidato à Vice-Presidência da República, na chapa encabeçada pelo então deputado Ulisses Guimarães.

Luciana Santos evocou também a luta de Barbosa Lima quando do assassinato do jornalista Vladimir Herzog, na campanha das diretas, que resultou na eleição de Tancredo Neves, na liderança do processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor e nas denúncias e condenação do Governo Fernando Henrique.

A parlamentar ressaltou ainda que Barbosa Lima, na defesa do patrimônio nacional, no combate às privatizações, combateu as medidas que resultam na miséria e abandono do nosso povo, de maneira que honrou as maiores e melhores tradições de sua terra, num exemplo que deve sensibilizar todos os brasileiros na construção de um país justo e solidário. (Nagib Jorge Neto)