CNS deve debater práticas de saúde, diz Jorge Gomes

Em 28/11/2000 - 00:11
-A A+

CNS deve debater práticas de saúde, diz Jorge Gomes O deputado Jorge Gomes (PSB) defendeu ontem que a realização da 11ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, no próximo mês, seja uma oportunidade para debater sobre as práticas democráticas de natureza representativa e participativa.

Ao discursar na tribuna da AL sobre a realização da 4ª Conferência Estadual de Saúde, ocorrida no início deste mês, Jorge Gomes assinalou que o evento “demonstrou que o ideário da participação popular na administração pública, cada vez mais, consolida-se na cultura política brasileira, registrando-se aqui o mérito dos partidos de esquerda e dos movimentos sociais”.

Detalhando os temas debatidos durante o evento, que serviu de preparação para a Conferência nacional, o parlamentar socialista assinalou que “as políticas neoliberais comprometem a efetivação do Sistema Único de Saúde universal, equânime e sob o controle da sociedade”.

A 11ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 16 a 19 de dezembro, sob o tema “Efetivando o SUS: acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde com controle social”. Segundo o deputado Jorge Gomes, o evento visa a contribuir para o avanço do SUS, cuja prioridade é princípio organizacional do controle social e a obtenção de três metas fundamentais: o acesso universal aos serviços e às ações de saúde, a qualidade desses serviços e o estabelecimento de vínculos humanos para o sucesso da relação entre usuários, profissionais e trabalhadores de saúde. (Ana Lúcia Lins)