Líder do PSB alerta para riscos das queimadas no Sertão

Em 26/09/2000 - 00:09
-A A+

Líder do PSB alerta para riscos das queimadas no Sertão O número crescente de queimadas na vegetação da caatinga no Sertão foi motivo de alerta feito pelo líder do PSB, deputado Pedro Eurico. “As queimadas para produção de carvão direcionado às empresas gesseiras multiplicam-se e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Amazônia Legal) nada faz para impedir”, criticou Pedro Eurico, lembrando que este ano o Recife sediou um Congresso Mundial de Desertificação, onde foi abordada a preocupação e o perigo do surgimento de desertos no Sertão nordestino.

O deputado recordou que na semana passada, em viagem pelos municípios de Parmanirim, Exu, Serrita e Moreilândia, se deparou com várias áreas queimadas, “que estão contribuindo para o desequilíbrio ecológico da região”. “A fiscalização também deve ser feita pela secretaria de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente e a Companhia Pernambucana de Recursos Hídricos (CPRH)”, cobrou o parlamentar.

Mata – O deputado Antônio Moraes (PSDB) afirmou que as queimadas também atingem a região da Zona Mata e reforçou a solicitação para que a fiscalização funcione. “O Ibama não toma providências, enquanto áreas da mata da Xixa, na Usina Aliança, estão sendo derrubadas indiscriminadamente”, ressaltou Moraes. O parlamentar afirmou que o desmatamento deveria ser acompanhado e lembrou que existe um financiamento do Banco do Nordeste para reflorestamento. (Pedro Marins)