Merenda escolar passa a contar com bode e mel

Em 14/11/2000 - 00:11
-A A+

Merenda escolar passa a contar com bode e mel Todas as unidades da rede pública pernambucana de ensino passam a contar, já a partir deste ano, um com significativo reforço alimentar na merenda escolar, em face da aprovação do projeto 360/ 2000, do deputado Hélio Urquisa (PMDB), debatido em plenário, e em seguida, encaminhado para redação final.

O projeto, que logo irá à sanção governamental, autoriza a inclusão do leite de bovinos e caprinos, da carne de caprinos e ovinos, além do mel de abelhas, na merenda dos estudantes da rede de ensino público estadual.

Urquisa comemorou a aprovação de sua iniciativa. “Com o projeto, o Estado pode proporcionar aos alunos uma alimentação bem dosada”, lembrou. Quanto à inclusão da carne de bode, ele lembrou que o produto alcança hoje elevados níveis de consumo, mercê dos baixos índices de colasterol. Na verdade, crescem os restaurantes tanto na capital quanto no interior, com uma clientela apreciadora da carne. Hélio Urquisa comentou que o “bodódromo” de Petrolina mereceu páginas nas mais importantes revistas do País, estimulando o consumo cada vez maior do produto.

Sobre o projeto 360/2000, o deputado Hélio Urquisa esclareceu que o cardápio para a rede estudantil pública terá caprinos e ovinos e mel de abelhas já a partir desta ano, cuidando-se para que a aquisição do produto seja feita no município onde será utilizado na merenda. “Isto fomentará e muito as atividades dos produtores desses alimentos, com a conseqüente melhora nos processos de beneficiamento, acondicionamento e distribuição. Nosso Estado tem importante bacia leiteira e haverá nova dinâmica na economia das microrregiões produtoras”, atestou. O parlamentar também lembrou as qualidades nutritivas do novo cardápio. “Sem esquecermos as propriedades imunológicas naturais do mel de abelhas”, completou. (Antônio Azevedo)