AL comemora os 90 anos da Assembléia de Deus no Brasil O grande expediente da sessão de ontem na Assembléia Legislativa foi dedicado à passagem dos 90 anos da chegada a Igreja Assembléia de Deus ao Brasil. A comemoração foi uma iniciativa do deputado Manoel Ferreira (PPB), uma das lideranças evangélicas no legislativo estadual. Em pronunciamento na tribuna, Ferreira lembrou a chegada dos primeiros missionários suecos Gunnar-Vingren e Daniel Berg, que iniciaram, em Belém do Pará, a implantação da igreja, que depois se estendeu por todo o País.
“Aqui em Pernambuco, o trabalho evangelístico teve como pioneiro o missionário Joel Calson, que implantou as bases da grande obra de evangelização da igreja, que teve como primeiro presidente o pastor José Bezerra da Silva”, afirmou Manoel Ferreira. Ele destacou as ações do pastor José Amaro da Silva, que ao presidir a igreja no Estado “deu uma direção doutrinária, dinâmica, dentro dos princípios bíblicos”.
O parlamentar ressaltou ainda as qualidades de outros dirigentes que comandaram a igreja no Estado. “O pastor José Leôncio da Silva, com sua simpatia e coragem, deu um grande destaque à igreja e, finalmente, o pastor Ailton José Alves, que assumiu a presidência há praticamente dois anos e deu um grande impulso no desenvolvimento do trabalho, que muito dignifica os valores cristãos pela transparência, coragem, seriedade e avanço no seu campo missionário”, completou Ferreira.
A recente aquisição pela Assembléia de Deus da Rádio Boas Novas também foi saudada pelo deputado. Ele lembrou que a emissora vai contribuir para “levar a palavra de Deus” para um maior número de fiéis e ampliar os adeptos da igreja, “que formam um contingente de mais de 200 mil membros e um incontável número de congregados em todo o Estado”.
Fereira recordou ainda “o grande trabalho em benefício da causa da Assembléia de Deus e da evangelização” que é prestado pelo pastor José Wellington da Silva, presidente da Convenção Nacional das Assembléias de Deus. Representando a direção da igreja em Pernambuco, o pastor Heraldo Omena também recordou a ação dos primeiros missionários da Missão Apostólica da Fé, que depois se tornou Assembléia de Deus. Ele, que é o atual primeiro secretário da igreja no Estado, destacou a realização do primeiro culto em Pernambuco (24/10/1918) e a inauguração do primeiro templo (15/04/1928). Em seguida, o pastor Joel Ferreira afirmou que a Assembléia de Deus está presente em o Grande Recife com ação evangélica e social. “Temos 400 pontos de trabalho e a imprensa faz pouco caso e nos sentimos um pouco discriminados”, afirmou o pastor Ferreira, acrescentando que a igreja está ampliando suas atividades. No final das comemorações, o pastor Moacir Demétrio dirigiu uma prece à igreja, às autoridades e a todos os fiéis, e o pastor Ademis Nogueira concedeu a benção apostólica. (Pedro Marins)