CPI convoca Rinaldo Ferraz para explicar fita de vídeo

Em 10/08/2000 - 00:08
-A A+

CPI convoca Rinaldo Ferraz para explicar fita de vídeo A CPI do Narcotráfico pretende confirmar hoje a participação do empresário Rinaldo Ferraz em grupos de extermínio que atuam no Estado. Ferraz foi convocado a depor a partir das 10h. Ele terá que esclarecer fatos registrados em uma fita de vídeo, gravada em agosto de 1997. Na fita, Rinaldo e vários familiares estariam supostamente comemorando a fuga de Steno Ferraz Diniz de uma prisão em Juazeiro da Bahia.

Em um trecho da fita, Steno empunha uma espingarda calibre 12, de cano duplo.

Em seguida, aparece com duas pistolas presas na bermuda. A fita está sendo analisada por peritos da Polícia Federal, para que sejam identificados os participantes da festa.

O deputado Pedro Eurico (PSB) já divulgou alguns nomes de parentes de Rinaldo Ferraz que aparecem na gravação: Gener Mendes Jardim, que é patrulheiro federal; Adelson Ferraz; Arquimedes Ferraz, Mauro ferraz, além de Steno e Rinaldo. Eurico afirmou que somente o fato de um dos familiares do empresário estar portando armas de grosso calibre já é suficiente para o aprofundamento das investigações.

A fita foi enviada pela CPI Federal do Narcotráfico. O subrelator de Pernambuco, deputado Reginaldo Germano, solicitou à CPI Estadual a análise da fita. De acordo com o deputado Fernando Lupa (PSDB), a CPI vai apurar a origem das armas e o motivo da reunião, que foi filmada por Laércio, informante da CPI Federal. (C F)