Comissão especial tem reunião marcada para amanhã na AL A Comissão Especial de Medicamentos da Assembléia Legislativa de Pernambuco, criada para investigar denúncias de aumentos abusivos de preços e falsificação de remédios e materiais hospitalares no Estado, reúne-se amanhã, às 10h, para montar seu cronograma de atividades. Na próxima segunda-feira (17), os deputados estaduais acompanham os integrantes da CPI dos Medicamentos da Câmara Federal em visita ao Lafepe.
“Essa comissão tem o papel de contribuir com os trabalhos da CPI federal, que vem investigando a questão das fraudes, falsificações e irregularidades na comercialização de medicamentos em todo o país”, explicou o líder do PT, Sérgio Leite, indicado presidente da comissão estadual. Segundo Leite, a instalação do colegiado respondeu a uma solicitação dos parlamentares federais, que também estenderam essa recomendação aos demais Estados.
No caso específico de Pernambuco, Leite diz que a comissão especial ainda não tem elementos concretos para apurar, embora acredite que a CPI tenha denúncias a encaminhar aos deputados estaduais. “Mesmo que a CPI federal encerre suas atividades, vamos continuar trabalho caso surjam coisas a serem aprofundadas”, promete Leite.
Além de Sérgio Leite, a Comissão Especial dos Medicamente é composta pelos deputados Garibaldi Gurgel (vice-presidente), Jorge Gomes (relator), Romário Dias, Ulisses Tenório e Manoel Ferreira. Na montagem da agenda dos trabalhos, estão previstos depoimentos de representantes e autoridades ligadas aos setores hospitalar e de medicamentos, cogitando-se, ainda, a criação de uma linha telefônica para denúncias. (Simone Franco)