Pefelista destaca Feiras no Recife e em Petrolina O deputado Geraldo Coelho (PFL) destacou ontem a importância dos eventos realizados no Recife e em Petrolina, respectivamente as Feiras de Artesanato e de Irrigação, “comprovando que o Estado tem muito a festejar com as perspectivas de crescimento de sua economia, de ações visando integrar e agilizar o processo de desenvolvimento”.
Coelho ressaltou que a Feira da Irrigação, em Petrolina, firmou-se como um evento de dimensão regional, nacional, reunindo empresas do país, da Europa e dos Estados Unidos. “Além de expor tecnologia, conhecer a experiência de produção, as empresas também mostraram interesse em adquirir produtos da região do São Francisco”, assinalou.
O parlamentar esclareceu que o evento registrou um resultado positivo de negócios, da ordem de 75 milhões, e abriu espaço para fortalecer o setor produtivo, com possibilidades de aumentar a exportação. Nessa área, a empresa TAM está cuidando de viabilizar a exportação de produtos da área, num volume de 200 mil toneladas.
Geraldo Coelho adiantou que, no próximo ano, Petrolina poderá dobrar o volume de exportação de sua produção de frutas, através de acesso ao mercado japonês.
Existe também a perspectiva, aberta pela Feira, de novos investimentos na rede hoteleira, através de uma cadeia francesa, motivada pelo crescimento do turismo na região.
Aparte – Diniz Cavalcanti e Hélio Urquisa, ambos do PMDB, ressaltaram a importância da Feira de Frutas, o ritmo de progresso de Petrolina e da região do São Francisco, tendo Cavalcanti destacado a participação européia e dos Estados Unidos e Urquisa os êxitos do processo, “sobretudo na redução do êxodo rural”.
Geraldo Coelho acrescentou que Petrolina é “exemplo de progresso” e que, nesse objetivo, está cuidando de aproveitar uma experiência de pisicultura em Goiás, com a produção de surubim em cativeiro. Segundo ele, há possibilidades de tornar a área um polo dinâmico, pois as condições climáticas favorecem a produção, maior rendimento, assegurando a exportação do produto e sendo mais um fator de desenvolvimento.
Por fim, o deputado lembrou que Petrolina cresce “com dignidade, preocupada com o direito de cidadania”, e que a Feira de Frutas “é exemplo de sua capacidade de iniciativa, que contou com irrestrito apoio do Governo do Estado, de Pio Guerra e de Fausto Pontual, além de outros órgãos e lideranças que ajudam o esforço de progresso do Estado”. (Nagib Jorge Neto)