Maviael Cavalcanti defende implantação do voto distrital

Em 29/11/2000 - 00:11
-A A+

A discussão sobre a necessidade da Reforma Política norteou ontem o pronunciamento do deputado Maviael Cavalcanti (PFL), na Tribuna da Assembléia Legislativa. Ele defendeu a implantação do voto distrital como condição básica para a mudança política nacional. “Haveria o voto ideológico, com defesa da filosofia dos governos. As pessoas não votariam mais pela influência do dinheiro, porque hoje vemos as eleições definidas na boca de urna”, assinalou.

Defendendo que a Reforma Política deveria ser moralizadora, o deputado Maviael Cavalcanti sugeriu convite ao vice-presidente da República, Marco Maciel, para palestra sobre o tema na Casa.

Em aparte, o deputado Antônio Mariano (PFL) defendeu modificações no voto de legenda, que – segundo ele – permite a eleição de candidatos que não somaram o maior número de votos. “Essa eleição não significa o sentimento do povo”, afirmou.

O deputado Diniz Cavalcanti (PMDB) também seguiu a mesma linha de raciocínio e criticou o voto legenda. Já o deputado João Braga (sem partido) defendeu uma modificação nas leis orgânicas dos partidos. (Ana Lúcia Lins)