Eurico cobra atenção do TCE e MP com os prefeitos não reeleitos O líder do PSB, deputado Pedro Eurico, cobrou ontem do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MP) uma fiscalização “redobrada” nos municípios em que os atuais prefeitos não se elegeram e haverá, por consequência, mudança de governo a partir de primeiro de janeiro de 2001. O parlamentar manifestou sua preocupação em relação “à possível herança de débitos e irregularidades que pode ser deixada” para os sucessores municipais.
“Estamos cansados de ver prefeitos que, ao final dos mandatos, deixam salários atrasados, 13º e outras pendências para os sucessores, inviabilizando as administrações”, alertou. Ele aplaudiu a iniciativa do presidente do TCE, conselheiro Adalberto Farias, que prorrogou a fiscalização mais direta nos municípios até 31 de dezembro deste ano.
“Os auditores do Tribunal de Contas precisam estar presentes semanalmente, principalmente nos municípios em que não houve reeleição, para investigar as tesourarias, as contas e também os almoxarifados, para ver se as mercadorias compradas estão chegando às prefeituras”, sugeriu.
Ele ressalvou que reconhece a honestidade de muitos prefeitos, mas citou como exemplo o caso de Brejo da Madre de Deus, onde, segundo ele, o atual prefeito (cujo nome preferiu preservar) “chegou a retirar de circulação os ônibus que levam as crianças à escola, num distrito onde não foi majoritário”.
Eurico lembrou, ainda, que a fiscalização do TCE e do MP, principalmente nos pequenos municípios, terá que ser intensa em relação ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. (Ana Lúcia Lins)