Pesquisa mostra perfil do jovem brasileiro Revelar o perfil do jovem urbano brasleiro. Foi este o objetivo da pesquisa “Juventude: Cultura e Cidadania”, realizada pela Fundação Perseu Abramo, de São Paulo, em 1999. Ontem, na Assembléia Legislativa, o sociólogo Gustavo Venturi, um dos coordenadores do trabalho, apresentou os resultados do levantamento nacional.
A exposição da pesquisa, seguida de debate, reuniu representantes de ONGs, do movimento estaudantil e de instituições ligadas à questão do jovem. A iniciativa do encontro foi da Comissão de Defesa da Cidadania da AL.
A pesquisa foi realizada com cerca de 9 milhões de jovens de 15 a 24 anos, residentes em nove Regiões Metropolitanas do Brasil e no Distrito Federal. “Os dados mostraram um jovem muito preocupado com o problema da violência e do desemprego, como questões centrais que permeiam sua vida”, apontou Venturi.
A pesquisa também revelou o grau de inserção política (percepção das instituições, interesse e participação) do jovem, apontando para “uma total desconfiação nas instituições políticas do País”.
“No entanto, metade desses jovens entende que a política é muito importante e tem interesse por ela”, completou o sociólogo.
De acordo com ele, o trabalho pretende contribuir para a definição de políticas públicas para a maior integração social da juventude. A pesquisa está disponível na internet (www.fpabramo.org.br.).