Queiroz pede pressa para a transposição

Em 10/05/2000 - 00:05
-A A+

Queiroz pede pressa para a transposição O deputado José Queiroz (PDT) defendeu ontem, na Assembléia Legislativa, o projeto de Transposição das Águas do Rio São Francisco, que já conta com recursos do Governo Federal, foi considerado obra prioritária, e não pode continuar na dependência de ações do Governo do Estado, que não deve perder tempo e adotar providências efetivas, imediatas.

José Queiroz argumentou que o projeto de Transposição das Águas, que motivou um debate recente na Assembléia, evoluiu no que diz respeito à sua execução, pois o Ministro da Integração, Fernando Bezerra, insiste na sua condição de obra prioritária.

Dessa forma – esclareceu – não há porque o Governo do Estado vacilar na adoção de medidas nesse sentido.

José Queiroz adiantou que o Secretário de Recursos Hídricos, sr. Ciro Coelho, acompanhou o Ministro da Integração em visita aos Estados Unidos, onde foi examinada a experiência da transposição de águas. Assim é possível admitir que o Secretário esteja convencido da adequação do projeto, que conta também com os estudos do engenheiro Marcos Maciel sobre sua viabilidade.

Diante de tais fatos, o parlamentar pedetista estranhou que o Governo do Estado esteja cogitando de construir uma barragem na Região Metropolitana, quando técnicos e especialistas argumentam que os períodos cíclicos tendem a se agravar até 2020, sendo as chuvas insuficientes para encher as barragens, o que demonstra a urgência e conveniência de priorizar a transposição.

José Queiroz enfatizou que Pernambuco será o primeiro Estado a ter seu solo cortado pelo projeto nacional em direção a Paraíba e Rio Grande do Norte, passando o canal entre Arcoverde e Serra Talhada, de sorte que a luta a ser travada deve ser a da transposição. Nesse sentido, afirmou que espera a mudança dos ventos, que agora sopram tímidos e fracos, para criar condições de enfrentar e vencer a estiagem, sem perda de tempo e sem vacilação. (Nagib Jorge Neto)