Queiroz quer tropas federais no interior O deputado Henrique Queiroz (PPB) alertou ontem para o clima de intranqüilidade que está tomando conta de municípios como Tupanatinga, Buíque, Itaíba, Águas Belas e Exu, às vésperas das eleições de 1º de outubro. Diante da ameaça de problemas de segurança “em virtude do acirramento das disputas eleitorais”, o parlamentar dirigiu apelo ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Artur Pio, para que solicite a convocação de tropas federais.
“Foram feitas várias solicitações de reforço policial e os comandantes dos batalhões informam que têm deficiência de pessoal, logo só com tropas federais poderemos ter um pleito tranqüilo”, afirmou Queiroz. O parlamentar lembrou que, em Buíque, existem apenas cinco PMs para uma população de quase 40 mil habitantes. “E o absurdo é que somente dois soldados trabalham no patrulhamento das urnas e não têm condições de garantir a segurança da população”, completou.
De acordo com Henrique Queiroz, o momento exige providências urgentes, “para evitar que as disputas se transformem em casos de polícia”. O parlamentar reforçou a solicitação ao TRE, destacando a importância da atuação das tropas federais nos municípios que tiveram políticos sendo investigados pela CPI do Narcotráfico e da Pistolagem.
Segundo Queiroz, já ocorreu crime este ano em Águas Belas relacionado com a eleição e, em Exu, “muitas pessoas andam armadas nas ruas, ignorando as leis estadual e federal que proíbem o porte de arma” (Pedro Marins)