AL vai acompanhar desdobramentos do relatório da CPI dos combustíveis

Em 15/11/2000 - 00:11
-A A+

AL vai acompanhar desdobramentos do relatório da CPI dos combustíveis A Assembléia Legislativa acompanhará, através de suas Comissões, os desdobramentos da CPI dos Combustíveis junto ao Ministério Público, à Receita Federal e à Secretaria da Fazenda. Um dia após a divulgação do relatório final da CPI, a presidente e líder do PFL, Teresa Duere, foi à tribuna para ressaltar o trabalho desenvolvido “com seriedade e coragem” pelos deputados . Do presidente da Casa, deputado José Marcos (PFL), recebeu os parabéns pela realização, assinalando: “temos a certeza de que o povo pernambucano vai reconhecer o trabalho dessa CPI”.

Afirmando que, apesar das pressões de diversos setores, a CPI dos Combustíveis terminou seu trabalho “de cabeça erguida e com a consciência tranqüila”, a deputada Teresa Duere informou que o acompanhamento se dará, nos próximos seis meses, através das Comissões de Finanças, Administração Pública e de Desenvolvimento Econômico.

“Não acabamos com todas as ramificações da evasão no setor dos combustíveis, mas cortamos vários braços dessa rede e fizemos a arrecadação do Estado tomar impulso relevante”, ressaltou a presidente da CPI, informando que Pernambuco foi o primeiro Estado a concluir os trabalhos da Comissão “com resultados concretos”.

Trabalhos – O relator da Comissão, deputado Pedro Eurico (PSB), assinalou que, ao longo dos trabalhos, foram ouvidos pela CPI 42 empresários e analisados mais de 23 mil documentos. “Se não fomos mais longe, foi porque o Banco Central e o Poder Judiciário Federal nos impediram”, afirmou, destacando que “essa CPI fará história na Casa”.

Os deputados João Braga (sem partido), Ranilson Ramos (PPS) e Hélio Urquisa (PMDB) foram ao microfone de apartes para elogiar o trabalho desenvolvido pela CPI dos Combustíveis. “Não tivemos poder punitivo, mas cumprimos o nosso papel diante de homens potentosos”, afirmou Urquisa. (Ana Lúcia Lins)