Medicamentos investiga irregularidades em fármacias da Região Metropolitana O presidente da CPI dos Medicamentos, deputado Sérgio Leite (PT), anunciou ontem que está sendo agendado, para a próxima semana, um dia inteiro de depoimentos envolvendo denúncias de supostas irregularidades em farmácias da Região Metropolitana do Recife. Também está marcado para a próxima terça-feira, às 10 horas, o depoimento da médica Mirlene Rosado, acusada de manter uma clínica clandestina de aborto e de armazenar um lote de medicamentos sedativos e abortivos.
A CPI dos Medicamentos também esteve no Ceará, no início desta semana, para aprofundamento do caso do laboratório Endomed, que é fabricante do soro Ringer Lactato responsável pela morte de 37 pessoas em 1997.
Em Fortaleza, onde está instalado o laboratório, os deputados levantaram informações junto à Vigilância Sanitária e à Justiça. Segundo o deputado Sérgio Leite, foi constatado que a empresa tem antecedentes no Ceará por descumprir a “Boa Prática de Fabricação (BPF)”. “Em 16 inspeções realizadas no laboratório, desde 1994, foram detectadas diversas irregularidades”, informou o parlamentar, acrescentando que a Comissão teve acesso a um laudo do Hospital das Clínicas do Ceará contendo novas informações.
Ao fazer um balanço da visita ao Ceará, Sérgio Leite assinalou que os novos dados vão se somar ao que a CPI já investigou e serão importantes subsídios para o relatório final do trabalho. A CPI dos Medicamentos já ouviu os proprietários da Endomed, no Recife, assim como a Comissão formada por deputados federais. (Ana Lúcia Lins)