Uchôa aplaude 127 anos de Sertânia O deputado Guilherme Uchôa (PMDB) pediu ontem, na Assembléia Legislativa, para consignar na ata dos trabalhos um voto de aplausos e congratulações com os munícipes de Sertânia, em razão do transcurso dos 127 anos de emancipação política do Município, acontecimento histórico que a população festejou no dia de ontem.
Guilherme Uchôa adiantou que o Município de Sertânia, hoje com 32 mil habitantes, foi emancipado em 24 de maio de 1873, tendo sua origem numa fazenda de gado de propriedade de Antão Alves de Sousa e de sua mulher Catarina dos Santos, seus fundadores. Era então denominada Alagoa de Baixo, depois foi doada pelos proprietários à freguesia de Nossa Senhora da Conceição, até chegar à posição de centro polarizador na região do Moxotó.
O parlamentar acrescentou que a Comarca de Sertânia foi instalada em 1890, por ato governamental criando a Comarca de Alagoa de Baixo, sendo concretizada em 18 de junho daquele ano, através do seu primeiro juiz de direito, o Sr. Alvaro Barbalho Uchôa Cavalcanti. Daí cresceu, experimentou maior desenvolvimento, com a atividade agropecuária, cultivo do algodão, fumo, e hoje tende a industrializar o leite caprino.
No seu requerimento, o deputado Guilherme Uchôa pede para dar ciência do voto de congratulações ao Prefeito de Sertânia, Angelo Rafael Ferreira dos Santos, ao ex-Prefeito e vereador Sinval Siqueira, ao demais membros do Poder Legislativo Municipal, ao Vice-Prefeito José Etelvino Lins Júnior, ao ex-vice Prefeito Nelson Rufino de Melo e ao articulador político Salviano Rufino de Sousa. (Nagib Jorge Neto)