Bruno destaca atuação do Legislativo em Pernambuco A Assembléia Legislativa reiniciou ontem suas atividades normais do segundo semestre da segunda sessão legislativa. Ao saudar os deputados no retorno do recesso, o presidente em exercício, deputado Bruno Araújo (PSDB), destacou que o “Poder Legislativo vem agindo para manter a unidade das forças políticas, da sociedade, a crença no potencial de Pernambuco, na força da sua gente para promover o desenvolvimento econômico e social”. Lembrou ainda que o Legislativo tem avançado no esforço de mobilização da sociedade, realizando encontros e investigações como nas três CPIs, do Narcotráfico e da Pistolagem, dos Combustíveis e dos Medicamentos.
Por iniciativa do deputado Geraldo Barbosa (PFL), foi observado um minuto de silêncio em respeito à memória do jornalista, acadêmico e ex-governador de Pernambuco, Barbosa Lima Sobrinho, que faleceu no último dia 16 de julho no Rio de Janeiro.
Discurso do presidente Bruno Araújo na íntegra: “Com a preocupação de atender as reivindicações da população, atuar em sintonia com os ideais de progresso do Estado, esta Casa reinicia suas atividades em defesa do interesse coletivo, da democracia e da justiça social.
Nesse sentido, o Poder Legislativo vem agindo para manter a unidade das forças políticas, da sociedade, a crença no potencial de Pernambuco, na força de sua gente para promover o desenvolvimento econômico social. a Assembléia Legislativa, portanto, segue na busca de ser a voz da maioria, reflexo de suas inquietações, incertezas, esperanças, e sobretudo, crença no poder de combate aos vícios e deformações do processo político e econômico.
Não resta dúvida, pois, que o legislativo tem avançado no esforço de mobilização da sociedade, de defesa da cidadania, de exame da situação do Estado, através de debates, encontros, investigação parlamentar. Disto são exemplos das reuniões sobre cidadadania, segurança, situação da mulher, do negro, da educação e da saúde, questão agrária, e as CPIs sobre evasão fiscal, criminalidade, medicamentos.
Dessa forma, pois, a democracia se fortalece, avança na medida em que as forças da comunidade têm participação ativa nos debates, nas ações e decisões. É fundamental essa atuação da sociedade, pois através do questionamento, e também das sugestões e reivindicações, ajuda a aperfeiçoar as instituições e promover transformações econômicas culturais e sociais.
Nesse sentido, é imperioso reconhecer que o regime tem no Parlamento a garantia das liberdades, dos direitos fundamentais. Ele é instrumento de ampliação do debate, da informação, área em que a mídia impressa, eletrônica, detém hoje um grande poder. as suas mensagens, enfoques, geralmente ganham um grau de credibilidade, de veracidade, que colocam em dúvida as versões das instituições do Estado sobre seus atos e objetivos.
É uma realidade do jogo democrático, que alcança instituições da sociedade, pessoas e grupos, sendo necessário ampliar o campo do debate nos meios de comunicação. A liberdade de imprensa, o regime democrático, não podem ter somente a mídia como força moral, infalível, até porque suas versões, tendências nem sempre são coerentes com os anseios da maioria.
Evidente que as instituições – em nosso País ou no Estado – têm erros, deficiências, que refletem as suas limitações como poder, diversidade da composição, idéias e divergências.
Daí a tarefa de todos nós, do parlamento e da sociedade, é garantir a democracia como instrumento da cidadania, conquista da instituição política. A Assembléia, pois, deve ser fortalecida com o concurso da sociedade, visando consolidar a democracia como a forma educativa de governo. Esta é uma das missões desta casa, que vamos lutar para prevalecer.
Muito obrigado, E um ótimo período legislativo”.