Projeto de Duere é colocado em prática

Em 19/04/2000 - 00:04
-A A+

Projeto de Duere é colocado em prática A iniciativa da Secretaria estadual de Educação de implantar aulas e promover cursos de comunicação na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) foi aplaudida pela líder do PFL no Legislativo, deputada Teresa Duere.

A parlamentar pefelista lembrou que a matéria foi objeto de projeto de lei de sua autoria aprovado recentemente, parabenizando a Assembléia por ter se antecipado e acatado a proposta que integrou estudantes surdos na rede escolar do Estado.

Segundo Duere, 30 cursos na linguagem de sinais, com duração de 60 horas cada, estão sendo oferecidos pela Diretoria de Educação Especial a comunidades, escolas, professores, estudantes, pais e amigos de portadores de deficiência auditiva.

As aulas são ministradas por instrutores da Associação de Surdos de Pernambuco (Aspe) e, na opinião da pefelista, “têm sido de extrema importância para a disseminação do interesse na linguagem de sinais”.

“É muito importante que um segmento marginalizado pela educação formal se encontre hoje em plena integração com o ensino”, festejou.

Outro aspecto positivo da medida, de acordo com Duere, refere-se à democratização do acesso dos deficientes auditivos à educação escolar, já que os pais contam com uma alternativa às escolas especiais pagas para educar suas crianças. (Simone Franco)