Luciana Santos, do PC do B, defende língua portuguesa A deputada Luciana Santos (PC do B) foi à tribuna da Assembléia para elogiar projeto de lei do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B) que defende a língua portuguesa de expressões de outros idiomas. Ela citou, inclusive, artigo do escritor Ariano Suassuna, onde ele também faz elogios ao projeto.
Ao defender seu ponto de vista, Rebelo criticou a desvalorização da língua portuguesa e a incorporação de termos retirados principalmente do inglês. “No passado, os barbarismos eram aportuguesados. Assim determinam as Instruções do Formulário para preparação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, aprovadas no Congresso.
Atualmente, no entanto, palavrões estrangeiros entram no dicionário como contrabando, sem passar pela alfândega léxica”, afirma Rebelo, em artigo na Folha de São Paulo.
Luciana elogiou o pensamento de Rebelo, que advertiu para o fato de que as incorporações ao vocabulário da língua portuguesa passarão a ser usadas em redações de vestibular, livros didáticos e até nos documentos oficiais do Brasil.
De acordo com o projeto, o Poder Público fica obrigado a proteger e incentivar o ensino e aprendizagem da língua portuguesa. “Será de uso obrigatório no trabalho, nas relações jurídicas, na expressão oral, escrita, audiovisual e eletrônica de todos os documentos e eventos públicos, bem como deverão ser escritos ou falados em português os meios de comunicação, a publicidade, as embalagens e toda e qualquer comunicação dentro do território nacional”, assinala o parlamentar.
Segundo o projeto, o uso desnecessário, abusivo ou enganoso de palavras ou expressões estrangeiras será tratado como lesivo ao patrimônio cultural brasileiro. Os infratores serão punidos com multas de até 13 mil UFIR’s. (Ana Lúcia Lins)