Comissão Especial promove intercâmbio internacional Instalada há precisamente um ano, a Comissão Especial de Assuntos Internacionais já pode celebrar uma agenda positiva de atividades. Presidida pelo deputado Bruno Araújo (PSDB), deu nesse período clara demonstração de um ritmo de trabalho, justificando, plenamente, a iniciativa de dotar a Assembléia Legislativa de um mecanismo legal de contatos em nível mundial.
Criada como Comissão Especial destinada a Acompanhar e Incentivar as Ações e Iniciativas de Natureza Internacional para o Estado de Pernambuco, contabiliza nestes 12 meses eventos marcantes, como a comitiva de parlamentares pernambucanos que visitou a Georgia (EUA), com resultados consideráveis, como a Escola do Legislativo, e mais recentemente, o convênio com o Carl Vinson Institute, da Universidade da Georgia, garantindo financiamento para a capacitação técnica da nova geração de políticos pernambucanos, já a partir das eleições de outubro. Gilberto Marques Paulo, Sebastião Rufino, e Teresa Duere, todos do PFL, integraram a missão aos Estados Unidos.
“Sempre acreditamos que matérias dessa importância deveriam dispor de quadro institucional próprio, que as estruturasse e dinamizasse de forma a melhor atender interesses de nosso povo na esfera internacional”, assinalou Bruno Araújo.
Na agenda de atividades, a Comissão Especial de Assuntos Internacionais participou da II Reunião do Comitê Diretivo da Conferência Parlamentar das Américas, na Guatemala; em setembro, o deputado João Negromonte (PMDB) participou do Seminário Brasil-Itália, em Turim; foi ainda responsável em trazer a este Parlamento a candidatura do Fernando de Noronha a Patrimônio Natural da Humanidade, esperando sua inclusão na lista da Unesco.
Bruno Araújo registra a mais recente iniciativa da comissão que preside: construção do Eixo Nordeste-Patagônia para intercâmbio econômico com as províncias argentinas.
A comissão fez-se presente também nas comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil, estabelecendo cooperação econômica e cultural com legisladores lusitanos. “Afinal exulta Bruno Araújo Portugal é atualmente o 5º maior investidor estrangeiro no Brasil”. (Antônio Azevedo)