Meio Ambiente faz balanço positivo

Em 06/01/2000 - 00:01
-A A+

Meio Ambiente faz balanço positivo Presidente da Comissão, Bruno Rodrigues, destaca atuação conjunta com outros colegiados Poluição ambiental, desmatamento, reurbanização e aterros sanitários foram alguns dos pontos que pautaram os trabalhos da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa (Codema) em 1999. A exemplo de outros colegiados técnicos da Casa, ela também apresentou um saldo positivo no ano que passou. A comissão é presidida pelo deputado Bruno Rodrigues (PPB).

Além das ações ligadas ao meio ambiente, o parlamentar destaca a atuação do colegiado, em conjunto com a Comissão Especial de Assuntos Internacionais, nas discussões do lançamento da candidatura do Arquipélago de Fernando de Noronha a Patrimônio Cultural da Humanidade.

Os parlamentares integrantes da Codema também encamparam a luta pela implantação da Agenda 21 no Estado. A agenda é um documento proposto durante a realização da ECO-92, no Rio de Janeiro, que visa ao desenvolvimento sustentável de países, estados e municípios.

Nesse sentido, a Comissão de Meio Ambiente tomou a iniciativa de solicitar a realização de uma sessão especial que contou com representantes de diversas entidades da área. Entre eles, a secretária-adjunta da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Alexandrina Sobreira, que fez uma exposição sobre o tema Agenda 21.

Na mesma reunião, o deputado Bruno Rodrigues pediu ao governador Jarbas Vasconcelos a criação de um fórum para discutir e elaborar a Agenda 21 no âmbito estadual. A solicitação do parlamentar foi atendida pelo chefe do Executivo, através do decreto de nº 21.691, de setembro de 99.

Outras sessões Ao longo de todo o ano passado, a Comissão de Defesa do Meio Ambiente esteve atenta a problemas como a poluição dos rios Jaboatão, São Francisco e Tapacurá, por exemplo. O desmatamento no município de São Vicente Férrer, na Mata Norte, também preocupou os parlamentares. Essa questão foi levantada pelo deputado Antônio Moraes (PSDB).

A reurbanização da Ilha do Maruim, em Olinda, a construção da Via Costeira e os problemas existentes no Aterrro Sanitário de Aguazinha também foram temas discutidos nas audiências públicas promovidas pela comissão.

Para o deputado Bruno Rodrigues, também foi importante a participação do colegiado em eventos que enfocaram a preservação ambiental. Entre eles, o parlamentar lembra o 8º Congresso Nordestino de Ecologia e a Semana de Meio Ambiente realizada pela Chesf. Rodrigues destaca, ainda, a sessão especial da Assembléia Legislativa no Dia Mundial da Desertificação, solicitada pela deputada Teresa Duere (PFL). (Cláudia Lucena) Meio Ambiente (Balanço das atividades da comissão em 1999) Reuniões Ordinárias – 9 Reuniões Extraordinárias – 1 Audiência Pública – 2 Visitas – 1 Reuniões Externas – 3 Eventos Externos – 2 Sessão Especial na Assembléia – 2 Requerimentos – 1 Reunião Conjunta – 1 Projetos de Lei Apreciados, Discutidos e Relatados – 7 Projetos de Lei em Tramitação – 2