José Marcos faz convênio com o BB para o Troféu Leão do Norte Presidente da AL acertou ontem, com a direção do Banco do Brasil, novo patrocinador do prêmio, os detalhes do troféu, que também vai ter destaque em Educação O Troféu “Leão do Norte”, instituído no ano de 1971 com o objetivo de premiar os deputados estaduais que se distinguiram durante o ano nas áreas de Cultura e Economia, passa agora a ser patrocinado pelo Banco do Brasil S/A, com uma novidade: acrescido de um terceiro prêmio, para os parlamentares que se sobressairem no setor de Educação. As negociações nesse sentido foram conduzidas pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Marcos de Lima (PFL), que firmou ontem o acordo com os diretores do banco.
Na reunião, o presidente José Marcos, juntamente com o diretor geral do Poder Legislativo, Jurandir Bezerra, acertou os detalhes do convênio com a direção do Banco do Brasil, que foi representada pelo superintendente estadual, Paulo Roberto de Oliveira. Pela instituição bancária, também participaram do encontro os gerentes de Negócios de Governo, Paulo de Barros e Silva; e de Contas de Governo, Antônio Costa Barbosa; além do assessor para a área de Governo, Fred Brendell.
Agora, a Mesa Diretora vai submeter ao Plenário o Projeto de Resolução 583/2000, que trata do convênio entre a instituição financeira nacional e a Assembléia Legislativa.
Patrocínio Inicialmente, o Troféu “Leão do Norte” teve patrocínio da Springer Nordeste, cuja unidade instalou-se no distrito industrial de Paulista, sendo posteriormente mantido pela Continental 2001 e BS Continental. A decisão da Mesa Diretora, passando o convênio para o Banco do Brasil, prende-se ao fato desse grupo empresarial haver encerrado atividades em Paratibe.
De acordo com o que ficou acertado no encontro, o Banco do Brasil assumirá, já a partir deste ano, a concessão dos troféus, confeccionados em peças de bronze, com as seguintes denominações: l Troféu Leão do Norte pelo Desenvolvimento na Educação no Estado de Pernambuco.
2 Troféu Leão do Norte pelo Desenvolvimento Econômico-Administrativo de Pernambuco.
3 Troféu Leão do Norte pelo Desenvolvimento Cultural no Estado de Pernambuco.
Entrega A entrega dos bronzes acontecerá em reunião solene convocada pela Mesa Diretora, através do seu presidente, nos meses de novembro ou dezembro de cada ano. De acordo com o regulamento do Leão do Norte, um deputado agraciado com o troféu somente concorrerá ao prêmio em outra legislatura.
Ao apresentar o Projeto de Resolução 583/2000, a Mesa Diretora da Casa Joaquim Nabuco releva o objetivo de continuar com a promoção, que no primeiro ano, em 1971, distinguiu os deputados Antônio Heráclio e Monsenhor Ferreira Lima.
(Antônio Azevedo)