CPI do Narcotráfico vai para Garanhuns Após ouvir diversos depoimentos e coletar mais de mil folhas com informações, a CPI da Pistolagem visitará o município de Garanhuns (Agreste Meridional, a 225 Km do Recife), na próxima semana. De acordo com o relator da Comissão, deputado José Queiroz (PDT), a viagem servirá para um cruzamento de informações obtidas.
“Além disso, Garanhuns também se irradia na divisa com Alagoas, que está sendo investigado por suas relações com o crime em Pernambuco”, observou o parlamentar.
A expectativa do relator é que os trabalhos da CPI sejam concluídos no final deste ano.
Dois sub-relatores estão auxiliando no processo: Antônio Moraes PSDB (crime/pistolagem) e Fernando Lupa PSDB (narcotráfico).
Ontem, os integrantes da CPI deram prosseguimento à coleta de depoimentos. Em reserva, foi ouvido mais uma vez o ex-PM e presidiário Lira, acusado de envolvimento nos crimes praticados na região de Agrestina.
Mas o ponto alto foi a acareação entre o detento Elgo Jobel Guerreiro e o superintendente do Sistema Penitenciário, Geraldo Severiano, que comanda dez unidades com oito mil presos. Em suas colocações, o preso relatou a existência de tráfico de drogas nos presídios, celulares, compra de fugas e facilidades para determinados detentos passarem o dia fora da prisão sem autorização judicial. Diante das acusações, a CPI confirmou a convocação do capitão Lino, do Aníbal Bruno, para prestar esclarecimentos sobre as denúncias. (Ana Lúcia Lins)
COMO CHEGAR