Comissão visita Fundação Martiniano Fernandes

Em 25/02/2000 - 00:02
-A A+

Comissão visita Fundação Martiniano Fernandes Por solicitação do deputado Garibaldi Gurgel (PMDB), a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa visitou, ontem pela manhã, as instalações do hospital e da maternidade da Fundação Professor Martiniano Fernandes, no Centro do Recife.

O presidente da entidade filantrópica, Carlos Martiniano Fernandes, resolveu recorrer ao Legislativo Estadual para tentar viabilizar uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e, assim, oferecer um serviço de pré-natal completo às gestantes atendidas.

Fernandes aproveitou a presença dos deputados Garibaldi Gurgel e Jorge Gomes (PSB) para detalhar seus planos na área de obstetrícia. “Após o quarto mês do pré-natal, cada gestante deverá receber um cartão de compromisso da maternidade, que vai garantir prioridade no seu atendimento”, explicou. A fundação também quer apoio da saúde municipal na realização dos exames exigidos na gravidez em seu próprio laboratório de análises; no trabalho de prevenção e tratamento de câncer de útero e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST); e no fornecimento de vacinas e remédios necessários às pacientes carentes.

Relatório Atualmente, a Fundação Martiniano Fernandes realiza uma média diária de 12 partos e tem capacidade para atender 372 gestantes por mês no pré-natal. Com 130 leitos, contabiliza 7,9 mil internamentos anuais, já que também presta assistência nas áreas vascular-periférica, de neurologia, clínica médica e cirúrgica. Apesar de estar em funcionamento desde 1945, a instituição vem enfrentando dificuldades para se manter com os recursos recebidos do Sistema Único de Saúde (SUS), sua principal fonte de receita.

Na avaliação de Garibaldi Gurgel, a unidade hospitalar não sofre apenas por atender às “broncas” obstétricas sem ter direito a fazer o pré-natal das gestantes. “Também enfrenta uma sobrecarga de doentes crônicos, que passam muito tempo internados e não têm suas despesas pagas de forma adequada”, acrescentou. Na qualidade de presidente da Comissão de Saúde, Jorge Gomes se comprometeu a encaminhar um relatório da visita e solicitar providências ao secretário de Saúde do Recife, Eduardo Nogueira. (Simone Franco)