Para Jairo Pereira, problemas habitacionais estão na RMR O deputado Jairo Pereira (PMDB) afirmou ontem, na Assembléia Legislativa, que os maiores problemas habitacionais de Pernambuco se concentram na Região Metropolitana de Pernambuco, que registra um déficit habitacional de cerca de 300 mil unidades, sendo 50% desse déficit relativas às famílias com renda de até dois salários mínimos, situadas nas áreas urbanas do Estado.
Jairo Pereira citou em seguida as prioridades para amenizar o déficit, tais como democratização da política estadual de habitação popular, ampliação da oferta de habitação popular, melhoria das habitações existentes e da infraestrutura física e social dos conjuntos residenciais e articulação junto ao Governo Federal visando linhas de financiamento para habitações populares.
De acordo com Jairo Pereira, o objetivo maior de todo e qualquer programa habitacional é justamente dotar de apropriado equipamento urbano as parcelas da população que não têm moradia, o que requer o estabelecimento de uma política habitacional onde a densidade seja controlada, a infraestrutura otimizada e o excedente populacional relocado em outras áreas.
Jairo Pereira acrescentou que diante de tais fatores solicitou ao Governo do Estado a construção do Conjunto Residencial Tiuma que edificiou 144 habitações, após fazer terraplanagem, drenagem e pavimentação, além de dotar as casas de água encanada, esgotamento sanitário e eletrificação.
Ele agradeceu ao Vice-Presidente Marco Maciel, ao Governador Jarbas Vasconcelos, a execução do projeto do Conjunto, em São Lourenço da Mata. (N J N)