José Arlindo Soares expõe ações do Estado Osecretário de Planejamento e Desenvolvimento Social, José Arlindo Soares, expôs ontem, na Assembléia Legislativa, as linhas básicas e os objetivos do Governo do Estado visando diminuir as desigualdades intraregionais, promover o crescimento harmônico e assegurar emprego, renda e melhores condições de vida para a população.
O secretário José Arlindo esclareceu que o governo Jarbas Vasconcelos, no esforço para desenvolver o Estado, decidiu concentrar suas ações em dez áreas do Estado, levando em conta as diferenças, as potencialidades, e adotando uma estratégia de quatro eixos, ou seja, Emprego, Saneamento, Segurança e Modernização.
Dentro dessa orientação – afirmou – as metas traçadas seguem uma metodologia na definição do planejamento para cada região, observando o perfil, as necessidades, bem como o esforço de motivação da comunidade, de políticos, empresários, movimentos sociais, de sorte que propicia a participação da sociedade no planajamento.
O secretário José Arlindo lembrou que as ações, articuladas com os municípios, asseguram a descentralização, o acompanhamento, a cobrança, além do conhecimento da realidade.
Assim as mudanças, as necessidades de investimento em cada região, têm a contribuição dos segmentos que vivenciam os problemas nos municípios.
José Arlindo adiantou que, com essa estratégia, o Governo do Estado desenvolve atividades na Região Metropolitana, na Zona da Mata, no agreste e sertão, executando programas como da agência de trabalho, avanço do ensino médio, de qualificação, saneamento, com avanço das políticas sociais e das ações de desenvolvimento.
Na ocasião, esclareceu que a atuação nos municípios t em uma metodologia de acompanhamento, um elenco de ações e de orçamento, que é entregue a cada prefeito, vereador, líder comunitário. Informou também que os conselhos estão sendo organizados para melhor interação com a comunidade e execução das tarefas do interesse de cada região.
O líder do Governo, Romário Dias, afirmou ontem, na Assembléia Legislativa, que a presença do secretário José Arlindo, de Planejamento e Desenvolvimento Social, era um testemunho da disposição do Governo do Estado de prestar contas periodicamente de suas ações e fornecer elementos para um amplo conhecimento dos problemas e das intervenções do Governo visando soluções.
Romário Dias esclareceu que o governo Jarbas Vasconcelos, agindo com a preocupação da transparência, cuida de informar a Assembléia Legislativa, aos seus aliados e opositores, sobre as medidas adotadas para assegurar o desenvolvimento do Estado, as ações que foram desenvolvidas e as que estão programadas, favorecendo o questionamento, o debate, a contribuição para aperfeiçoar os atos do Executivo. (Nagib Jorge Neto)