Romário pede que reservas hídricas sejam exploradas

Em 31/03/2000 - 00:03
-A A+

Romário pede que reservas hídricas sejam exploradas Amparado em estudos da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o líder do Governo na Assembléia, deputado Romário Dias (PFL), está defendendo a exploração das reservas hídricas subterrâneas do Sertão do Estado. Apesar da “crônica falta de chuvas”, Dias revela que só a região sertaneja acumula cerca de 22 bilhões de metros cúbicos d’água em seu subsolo.

Ainda com base no levantamento da CPRM, o parlamentar pefelista diz que, em sete bacias sedimentares do Estado, é possível retirar 75,5 milhões de metros cúbicos por ano sem que seja comprometida a capacidade de acumulação dos aqüíferos. Diante desse quadro, Romário Dias defende a exploração, “dentro de rígidos parâmetros técnicos”, das bacias sertanejas de Jatobá, Araripe de Fátima, São José do Belmonte, Betânia, Cedro e Mirandiba.

“A bacia de Betânia, por exemplo, atenderia a uma média de 100 mil habitantes numa área que poderia se estender às cidades de Serra Talhada e Floresta, retirando-se a água do subsolo numa vazão de 500 mil metros cúbicos anuais”, comentou. Defensor de obras estruturadoras, Dias criticou os R$ 183 milhões gastos pelo Governo Federal em ações emergenciais contra a seca, argumentando que teria sido possível gastar muito menos e levar, de forma definitiva, os benefícios da água a quase metade da população sertaneja.

Na sua opinião, é necessário que haja uma mobilização da Assembléia Legislativa junto à bancada pernambucana no Congresso Nacional para que, em conjunto com o Governo do Estado, a União adote medidas para a exploração criteriosa destas reservas. “O objetivo maior é ir sepultando o clientelismo e valorizado o homem através de sua integração ao desenvolvimento auto-sustentável”, finalizou.

(Simone Franco)