Sebastião Rufino faz homenagem pelos 97 anos do Colégio Agnes

Em 22/08/2001 - 00:00
-A A+

Sebastião Rufino faz homenagem pelos 97 anos do Colégio Agnes Fundado há 97 anos, o Colégio Agnes Erskine tem enorme folha de serviços prestados à sociedade, preparando gerações na qualificação educacional.

O deputado Sebastião Rufino (PFL) historiou os quase 100 anos do educandário, enaltecendo sua participação importante no trabalho missionário presbiteriano no nordeste brasileiro. Instalado em 16 de agosto de 1904, ex-colégio Americano de Pernambuco, o Agnes iniciou atividades no Parque Amorim, conquistando lugar definitivo numa espaçosa chácara na Avenida Rui Barbosa.

Rufino recorda que naquele ano a missionária e educadora americana Miss Elisa Reed chegou ao Recife para implantar a unidade educacional. Dois anos após aqui aportou Miss Margaret Douglas, consolidando a formação do Agnes, com apoio de outros grupos de educadores americanos e brasileiros: “O colégio passou a ser referência no País, vindo estudantes de várias estados para os cursos primário, secundário e normal, recebendo também alunos da América Latina, Europa e Estados Unidos, na medida em que sua fama de ser conservador, confessional e ao mesmo tempo, moderno e atualizado, espalhara-se pelo mundo”.

Atualmente 55,8% dos alunos matriculados são evangélicos e convivem harmoniosamente com os demais, de outras religiões, todos recebendo parâmetros de vida social e religiosa, condição primária que se tornem cidadãos conhecedores de seus direitos.

Em aparte, o deputado Gilberto Marques Paulo, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembléia Legislativa, ofereceu seu testemunho do relevo do Agnes no campo da educação e louvou a iniciativa de Sebastião Rufino nessa homenagem. (A A)