Braga: PV destacará heróis pernambucanos em 2004 Valorizar os heróis pernambucanos e seus feitos. Com essa idéia, o líder do PV, deputado João Braga, está encaminhando à Mesa Diretora da Casa e aos governos estadual e municipal proposta para a realização de uma grande homenagem no ano de 2004 a esses personagens muitas vezes esquecidos, por ocasião dos 350 anos da expulsão dos holandeses do Nordeste e 180 anos da Confederação do Equador.
“Como faz falta na memória dos pernambucanos, o conhecimento a respeito dos personagens e fatos de sua história”, lamentou Braga, argumentando que esses ensinamentos na maioria das vezes passam desapercebidos pelas bancas escolares.
O deputado criticou os governos despreocupados em cultuar os mártires pernambucanos e também a historiografia tradicional, que só dedica “pequenos verbetes” às revoluções e realizadores do Leão do Norte.
O parlamentar cobrou maior conscientização dos estudantes e discorreu sobre importantes episódios não só para o Estado, mas principalmente para a consolidação da identidade brasileira, como a Revolução Praieira e a Batalha dos Guararapes. Sobre a expulsão dos holandeses, enfatizou: “Foi Pernambuco que deu condições para a unidade nacional”.
O deputado Paulo Rubem Santiago esteve em sintonia com Braga, levantando causas para o problema. Uma delas, segundo Santiago, seria a escolha dos livros didáticos utilizados nas escolas, que não respeita as especificidades históricas.
Para Braga, a história de Pernambuco não é colocada na dimensão que merece e um bom momento para se fazer justiça seria o ano de 2004. “Já é hora de se pagar a fatura aos heróis de Pernambuco”, justificou. O deputado propôs a criação de uma medalha comemorativa pelo aniversário da Confederação do Equador e da expulsão dos flamengos e também um concurso para a edificação de monumento alusivo aos acontecimentos. (Gustavo Hahnemann)