Naíde Teodósio recebe medalha da AL A concessão da Medalha Mérito Sanitário Josué de Castro a Dra. Naíde Teodósio, em face de projeto do Deputado Jorge Gomes, revela, segundo o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Romário Dias, a dimensão que este Poder confere a quem se dedicou a atividade científica, como é o caso da homenageada ontem em sessão solene da AL “E afirma igualmente o valor da medalha que leva o nome do insígne pernambucano, de projeção mundial, que foi o escritor, cientista e ex-deputado Josué de Castro, nome respeitado em todo o mundo”.
Romário disse que a medalha foi instituída para homenagear aqueles que se destacam na realização de investigações científicas sobre fome e desnutrição, contribuindo com soluções para o problema neste Estado. “É pois o caso da Dra.
Naíde Teodósio”, completou. Científica Autor do projeto concedendo a Medalha do Mérito Josué de Castro a Dra. Naíde Teodósio Regueira Teodósio, o deputado Jorge Gomes fez referência ao significado da da sessão ontemO parlamentar lembrou que ao apresentar projeto para criação da medalha a ser concedida cada ano, no setor de investigações científicas sobre fome e desnutrição, logo afluiu o nome da Dra. Naíde Teodósio “não vendo nenhuma outra personalidade mais indicada para a distinção”.Isso porquanto existem pontos em comum entre vida e prática profissional do cientista e autor da Geografia da Fome e a Dra.
Teodósio, na medida em que ambos dedicaram suas existências aos estudos e às pesquisas sobre nutrição: “Ambos exemplo de conduta profissional, de rigor científico e de coerência ideológica que não permitiram que bafejos do poder ou falsas honrarias os afastassem da visão realista de que a defesa dos direitos humanos passa pela redenção dos menos afortunados”. Jorge Gomes anotou que essas diretrizes lhes renderam sofrimentos e duras penas. Um (Josué) conheceu o exílio na Europa, falecendo em Paris. Outro (Naíde) viveu seu exílio aqui mesmo no Brasil. Depois de enumerar os trabalhos científicos da homenageada, concluiu: “As biografias dos grandes homens e mulheres são escritas qual e qual a Dra. Teodósio: com alegrias e dissabores idas e vindas, glórias e frustações, perdas e ganhos. É disso tudo que é feito o dia-a-dia das personalidades que admiramos.Antecipação Coube a Dra. Naíde Teodósio receber a primeira Medalha do Mérito Josué de Castro. Ela qualificou a iniciativa do Poder Legislativo a perpetuação da memória de Josué de Castro, “cientista ímpar, incansável, na busca da verdadeira causa da desnutrição”. Dra. Naíde creditou o exílio do cientista pernambucano, na década de 70, a decreto da junta militar que comandou aquela fase da vida nacional. E lamentou, na oportunidade, a omissão das universidades no estudo da obra científica de Josué. Ela fez uma colocação: Josué se antecipou em três décadas dos demais estudiosos na vinculação da desnutrição com a fome. (Antônio Azevedo)