Interesse antigo pelo Estado de Pernambuco

Em 10/08/2001 - 00:08
-A A+

Interesse antigo pelo Estado de Pernambuco Ao externar o quanto tocou sua sensibilidade a concessão da cidadania, o desembargador federal Castro Meira confessou na verdade a existência de um antigo namoro com Pernambuco: “Ainda menino, estudando em Livramento, no Alto Sertão baiano, captava os rumores desta terra. Elas me chegavam pelas ondas do Rádio Jornal do Commercio e da Rádio Clube de Pernambuco, que eu sintonizava no velho rádio de válvulas de minha casa”.

Os sons, a prodigalidade de ritmos da cultura pernambucana levavam pelas ondas das emissoras, notícias de figuras que passaram a compor um mosaico riquíssimo na imaginação do menino baiano: Nelson Ferreira, Capiba, Antônio Maria, Luís Bandeira, Luís Gonzaga:Notícias de Pernambuco, sempre acompanhadas por Castro Meira em plagas baianas, fizeram-no entender o caráter “irredento de sua gente”. Na Faculdade de Direito da Bahia aumentaram os contatos com a cultura pernambucana, até que se transferiu para o Recife, com a instalação do TRF 5ª Região. E ele veio para ficar, apoiado “por uma conspiração de amigos”.

Agora, o desembargador federal Castro Meira assegura que “como pernambucano adotado pelo reconhecimento de sua gente”, através da Assembléia Legislativa, estará no gabinete do TRF 5ª Região, a serviço de Pernambuco. (A A)