Coutinho valoriza contribuição de Ricardo Franco para o Estado “Um dos maiores exemplos de visão empresarial e dedicação ao trabalho, diretor executivo da Refrescos Guararapes Ltda, empresa fabricante da Coca-Cola, implantada em Prazeres. Pela grande contribuição que tem dado ao crescimento econômico do Estado, Ricardo Barreto Franco recebe nesta tarde o título de Cidadão de Pernambuco”. Com esta colocação, o deputado Augusto Coutinho (PFL), justificou seu projeto de lei concedendo a distinção ao empresário sergipano, “uma história de sucesso, de vitória, de êxito conquistados pelo trabalho, dedicação, disciplina e ousadia, pelo desejo quase obsessivo de vencer as dificuldades e construir algo grandioso e duradouro”. Traçando perfil do homenageado, o parlamentar anotou ter ele nascido em Sergipe, março de 1972, portanto apenas 29 anos de idade, filho do casal Albano Franco e D. Leonor Barreto Franco, num lar bem formado, tendo no pai um exemplo de dignidade, honradez e trabalho, fatores quer certamente marcam sua personalidade. Em 1990, Ricardo Franco, então aluno do curso de Engenharia da PUC, no Rio de Janeiro, largou a faculdade e entregou-se “a longo e árduo preparo convicto de que no futuro poderia assumir a direção da indústria de bebidas, propriedade do pai, Albano Franco, então senador por Sergipe.” Ele optou pelo caminho do trabalho.
Preparou-se inicialmente na Coca-Cola carioca, trabalhando em diversos setores, inclusive carregando casos de açúcar e entregando produtos nos caminhões da empresa. Em 1993, com apenas 21 anos, assumiu a direção da empresa em Prazeres.
Na gestão do jovem Ricardo, Refrescos Guararapes Ltda. cresceu e se modernizou, inclusive adquirindo outras unidades em Caruaru e Garanhuns. Recentemente, a empresa construiu em Suape a mais moderna fábrica da Coca-Cola no mundo, investindo R$ 40 milhões. (A A)