Castro Meira agora é pernambucano

Em 10/08/2001 - 00:08
-A A+

Castro Meira agora é pernambucano Em sessão solene na tarde de ontem, presidida pelo deputado Romário Dias, o desembargador federal José de Castro Meira recebeu a cidadania pernambucana, projeto de autoria do deputado Gilberto Marques Paulo. O Plenário estava literalmente repleto de ministros, secretários de Estado, desembargadores, políticos, empresários, todos associando-se ao testemunho de apreço ao homenageado.

Romário Dias, ao instalar os trabalhos, afirmou que na missão de intérprete e guardião da lei, o Poder Judiciário contribui em nosso Estado, para fortalecer a democracia, assegurar a plenitude dos direitos e garantias individuais. E a evolução das instituições, o aperfeiçoamento de suas ações, têm contado com a participação do Judiciário. O diploma concedido ao Dr. Castro Meira, proclama a reverência dos parlamentares a esse Poder, tão bem representado pelo desembargador federal. Dessa maneira, a iniciativa do deputado Marques Paulo foi oportuna e muito justa, por ser ele “exemplo de cultor do Direito, servidor da Justiça.

Gilberto Marques Paulo – Autor do projeto de resolução que resultou na concessão da cidadania ao Dr. Castro Meira “em reconhecimento por seus méritos pessoais, saber jurídico e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário, com competência, zelo e comprovado espírito público”, o deputado Gilberto Marques Paulo traçou perfil do homenageado.

Relevou que foi ele o criador da Escola de Magistratura Federal desta Região, sendo inclusive diretor da unidade. Atuando no magistério, formou gerações em colégios e universidade, notabilizando-se sobretudo no campo do Direito Tributário, Financeiro, Fiscal e Civil. Incansável, participou de simpósios, seminários, fórum de debates e várias viagens de estudos no Exterior.

Em reconhecimento à sua atuação profissional, o governo baianos homenageou-o na terra natal, escolhendo seu nome para o fórum; a Assembléia Legislativa de Sergipe outorgou-lhe a cidadania sergipana; o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão concedeu-lhe Placa de Prata; ainda na Bahia, recebeu diploma de Honra ao Mérito e da Força Aérea Brasileira, a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, grau de Comendador.

Ao concluir, Marques Paulo anotou: “Fidalgo no trato pessoal, conquistou merecidamente espaços na sociedade pernambucana, revelando-se um gentleman, o que fez somar, em torno de si, amigos e admiradores. (Antônio Azevedo)