Castro Meira agora é pernambucano Em sessão solene na tarde de ontem, presidida pelo deputado Romário Dias, o desembargador federal José de Castro Meira recebeu a cidadania pernambucana, projeto de autoria do deputado Gilberto Marques Paulo. O Plenário estava literalmente repleto de ministros, secretários de Estado, desembargadores, políticos, empresários, todos associando-se ao testemunho de apreço ao homenageado.
Romário Dias, ao instalar os trabalhos, afirmou que na missão de intérprete e guardião da lei, o Poder Judiciário contribui em nosso Estado, para fortalecer a democracia, assegurar a plenitude dos direitos e garantias individuais. E a evolução das instituições, o aperfeiçoamento de suas ações, têm contado com a participação do Judiciário. O diploma concedido ao Dr. Castro Meira, proclama a reverência dos parlamentares a esse Poder, tão bem representado pelo desembargador federal. Dessa maneira, a iniciativa do deputado Marques Paulo foi oportuna e muito justa, por ser ele “exemplo de cultor do Direito, servidor da Justiça.
Gilberto Marques Paulo Autor do projeto de resolução que resultou na concessão da cidadania ao Dr. Castro Meira “em reconhecimento por seus méritos pessoais, saber jurídico e relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário, com competência, zelo e comprovado espírito público”, o deputado Gilberto Marques Paulo traçou perfil do homenageado.
Relevou que foi ele o criador da Escola de Magistratura Federal desta Região, sendo inclusive diretor da unidade. Atuando no magistério, formou gerações em colégios e universidade, notabilizando-se sobretudo no campo do Direito Tributário, Financeiro, Fiscal e Civil. Incansável, participou de simpósios, seminários, fórum de debates e várias viagens de estudos no Exterior.
Em reconhecimento à sua atuação profissional, o governo baianos homenageou-o na terra natal, escolhendo seu nome para o fórum; a Assembléia Legislativa de Sergipe outorgou-lhe a cidadania sergipana; o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão concedeu-lhe Placa de Prata; ainda na Bahia, recebeu diploma de Honra ao Mérito e da Força Aérea Brasileira, a Medalha da Ordem do Mérito Aeronáutico, grau de Comendador.
Ao concluir, Marques Paulo anotou: “Fidalgo no trato pessoal, conquistou merecidamente espaços na sociedade pernambucana, revelando-se um gentleman, o que fez somar, em torno de si, amigos e admiradores. (Antônio Azevedo)