O primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, deputado João Negromonte (PMDB), e os deputados Lula Cabral (PMDB) e Sérgio Leite (PT) venceram o Prêmio Leão do Norte/Banco do Brasil deste ano. Eles conquistaram os troféus nas áreas de Cultura, educação e Economia/Administração, respectivamente. Os votos de 16 instituições e departamentos do Poder foram coletados e apurados na tarde de ontem.
No seu primeiro mandato como deputado, o administrador e empresário Lula Cabral conquistou três vezes o prêmio, nesta legislatura, em três categorias distintas. Depois de vencer em 1999, pela contribuição para o desenvolvimento da Cultura e, em 2001, pela atuação na área de economia e administração, Cabral ganhou este ano, pela colaboração para o crescimento e fortalecimento do setor educacional.
Ao ser informado da escolha, Cabral, que está viajando, comemorou o resultado e afirmou que o Leão do Norte foi um reconhecimento ao esforço da sua equipe, que sempre procurou ampliar sua atuação parlamentar.
“Premiações como esta contribuem para estimular a produção parlamentar”, afirmou Negromonte, destacando como ação mais significativa a edição do livro Guia de Cidadania Plena às pessoas portadores de deficiência.
Sergio Leite ressaltou as iniciativas para chegar ao acordo que reduziu o ICMS para programas de computadores e o projeto de lei que obriga as distribuidoras a trocar medicamentos vencidos sem prejuízos para os mais de três mil comerciantes, que tinham prejuízos com o encalhe dos produtos. “Fico muito satisfeito com o resultado, que vai servir de incentivo para continuar trabalhando na defesa de Pernambuco”, afirmou Leite.
Correa – O parlamentar mais premiado com o troféu Leão do Norte continua sendo o ex-presidente da Alepe Antônio Correa, que foi o primeiro colocado em Cultura durante seis anos, sendo três consecutivos, de 1977 a 1979, e por ter ganho em 1975, também acumulou três títulos numa mesma legislatura. O desempenho de Lula Cabral se igualou ao feito do ex-deputado Marcos Cunha, vencedor três vezes, sendo duas em Economia (1975 e 1977) e uma em Cultura (1987) Participaram da escolha para o prêmio Leão do Norte representantes das empresas de comunicação Jornal do Commercio, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco, TV Globo, TV Pernambuco, TV Tribuna e Gazeta Mercantil e, ainda, o Conselho Estadual de Cultura, Universidade de Pernambuco, Fundação Joaquim Nabuco, Academia Pernambucana de Letras, Associação de Imprensa de Pernambuco e Conselho Regional de Administração. Da Alepe, votaram o diretor geral e as diretoras de Assistência Legislativa e de Comunicação Social.