Araújo quer isentar aluno de taxa da UPE

Em 17/10/2002 - 00:10
-A A+

Araújo quer isentar aluno de taxa da UPE O deputado Bruno Araújo (PSDB) afirmou, durante a reunião plenária de ontem, a intenção de reapresentar o Projeto n° 19/1999, que tem o objetivo de isentar os alunos da rede pública de ensino da taxa de inscrição para o vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE). Anteriormente, segundo ele, o projeto foi apresentado à Assembléia Legislativa, mas não foi aprovado pela Comissão de Justiça. “Faremos modificações nas propostas apresentadas e insistiremos para que elas sejam aceitas”, afirma.

O parlamentar propõe, também, que seja determinado um percentual de vagas para esses alunos “que não tem condições de bancar a inscrição”. Para Bruno Araújo, os estudantes da rede privada poderiam subsidiar essa cota. “É necessária uma movimentação dos parlamentares da Casa e até do poder público para que consigamos esse feito. É preciso democratizar o acesso de todos os jovens às universidades estaduais”, finaliza Araújo.

Para conseguir a gratuidade, o aluno tem que atender a alguns pré-requisitos, como: ter cursado pelo menos dois anos na rede pública municipal, estadual ou federal, sendo o último ano, obrigatoriamente, na estadual; ter nota igual ou superior à média exigida pela instituição de ensino; ter garantido o benefício durante o segundo semestre do ano em que ele está concluindo o segundo grau; e, ainda, comprovar que a renda familiar é inferior a cinco salários mínimos.