Exigência de diploma para jornalista é alvo de debate na Alepe

Em 31/05/2003 - 00:05
-A A+

A Assembléia Legislativa irá discutir, nesta segunda-feira, a regulamentação da profissão de jornalista. O debate é uma iniciativa das Comissões de Defesa da Cidadania e de Educação da Casa, que levantam a polêmica sobre essa questão na Assembléia como parte das comemorações pelo Dia da Imprensa, que ocorre amanhã, dia 1º de junho, e da campanha em defesa da regulamentação da profissão, comandada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em todo o País. O evento acontece no auditório do Anexo I da Assembléia, a partir das 10h30.

A discussão girará em torno da exigência do diploma para a profissão, regulamentação suspensa por uma decisão da Justiça Federal. A federação e os sindicatos argumentam que a decisão acarreta vários prejuízos à ética profissional e amplia o controle sobre os profissionais que integram as redações.

Participarão do debate desta segunda-feira representantes das Universidades Federal e Católica de Pernambuco, da Associação de Ensino Superior de Olinda (Aeso), Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Ordem dos Advogados do Brasil, Ordem dos Músicos, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Sindicato dos Trabalhadores de Empresas em Telefonia (Sinttel), Sindicato dos Trabalhadores em Informática, Conselho Regional de Medicina, Correios e dos Sindicatos dos Radialistas, dos Jornalistas, dos Gráficos e dos Publicitários.