Plenário vira grande arraial

Em 03/06/2003 - 00:06
-A A+

O Plenário da Assembléia Legislativa se transformou, na noite de ontem, num grande arraial junino, na quinta edição do Projeto Segunda Cultural, que homenageou o Rei do Baião. O evento teve um significado especial porque, no final da tarde, o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) sancionou a lei, aprovada por unanimidade na Alepe, denominando o trecho da BR-232 sob administração estadual de Rodovia Luiz Gonzaga.

O presidente da Alepe, deputado Romário Dias (PFL), recordou o legado deixado por Gonzagão e ressaltou a importância da denominação da rodovia. “Aquele que mais divulgou nosso Estado tem agora esse justo reconhecimento”, afirmou. O governador em exercício, Mendonça Filho (PFL), participou do evento e leu o texto da lei. A Segunda Cultural também foi prestigiada pela segunda viúva do cantor, Edeuzuíta Rabelo, e a irmã dele Chiquinha Gonzaga.

“Foi aqui que Gonzaga se despediu e ficou para sempre na memória do nosso povo, que dá tantas demonstrações de carinhos e afeto”, afirmou Edeuzuíta. O corpo de Luiz Gonzaga foi velado no Plenário da Alepe, no dia 02 de agosto de 1989, sendo enterrado no dia seguinte, em Exu.

O evento foi prestigiado por mais de 20 artistas, que se apresentaram recordando os grandes sucessos do Rei do Baião. Já na recepção, os convidados foram recebidos ao som de muito forró do Trio Macambira. No Plenário, apresentaram-se Santana, Camarão e sua banda, Arlindo dos Oito Baixos, Maciel Melo e Alcimar Monteiro, entre outros. Muitos deputados compareceram a homenagem e ressaltaram a importância do projeto, que busca valorizar a cultura regional. O evento teve a colaboração do produtor cultural Roberto Andrade. No encerramento, o público, que lotou as galerias, cantou Asa Branca, o maior sucesso de Gonzagão.