O deputado Lourival Simões (PV) fez um relato da visita, ocorrida na última quarta-feira, de representantes do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural (MMTR) à Assembléia Legislativa. As trabalhadoras foram recebidas pelo primeiro vice-presidente da Casa, Fernando Lupa (PSDB), e solicitaram o apoio do Poder Legislativo à Campanha “Nenhuma Trabalhadora Rural sem Documentos”, que visa conseguir a emissão de documentos como forma de resgatar a cidadania dessas mulheres.
Simões informou que a campanha atua desde 1997, em cinco Estados do Nordeste (Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe) e tem o apoio do Projeto Dom Helder Câmara, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura (Fida) e Contag. “A movimentação tem ainda por objetivo a conscientização das mulheres sobre a importância da documentação como exercício da cidadania; sensibilizar a sociedade para o reconhecimento da profissão de trabalhadora rural; cobrar dos órgãos governamentais a efetiva ação da emissão de documentos; abrir espaços de discussão sobre a cidadania e direito da mulher, além de fortalecer a organização das mulheres e sua atuação em toda a Região Nordeste”, esclareceu o parlamentar.
Segundo Lourival Simões, em todo o Nordeste existem, hoje, aproximadamente, 800 mil trabalhadoras rurais sem documentos. “Nos últimos seis anos, o MMTR já conseguiu fornecer cerca de 450 mil somente na nossa região”, destacou. O deputado fez um apelo aos parlamentares da Casa para que intercedam junto ao Poder Executivo e obtenham ações que dêem suporte à campanha. “Fica aqui meu apelo no sentido de fazer essa conscientização sobre a importância da formação do cidadão”, concluiu Simões.