Fernando Lupa quer incentivos para apicultura

Em 17/06/2003 - 00:06
-A A+

O deputado Fernando Lupa (PSDB) quer mais apoio do Governo do Estado para a apicultura pernambucana. Para ele, “o setor tornou-se uma das grandes opções por explorar o potencial nato da flora, com uma remuneração, às vezes, melhor do que os tradicionais cultivos de feijão e mandioca”.

Para fortalecer o setor, o parlamentar defende mais investimentos das Secretarias de Produção Rural e de Planejamento. “Conhecendo e adaptando à nossa realidade, experiências de outros Estados, com certeza, a apicultura se fortalecerá”, destacou.

De acordo com Lupa, a Chapada do Araripe é uma das regiões que possui a maior diversidade de abelhas do Estado. “Apesar do clima semi-árido, o interior possui áreas dentro do sertão, que são verdadeiros oásis para as espécies nativas”, esclareceu, apontando o Araripe como especial para a diversidade e abudância das abelhas sem ferrão, “além de possuir uma apifauna pouco explorada cientificamente”.

O deputado alega, também, que, além do mel, o pólen e o própolis podem se transformar numa boa fonte de renda. “A cera, por exemplo, vem sendo comercializada junto às indústrias de cosméticos do Centro-Sul ao preço médio de R$ 20, o quilo”, justificou.

Pernambuco ocupa o 10º lugar entre os estados produtores de mel, segundo o deputado. “No ano passado, exportamos 150 toneladas do produto e, para o próximo ano, a perspectiva é de um crescimento em torno de 35%”, comemorou.